Covezi Caminhões Iveco

Blog

6 dicas fundamentais para cuidar da suspensão do caminhão

A suspensão do caminhão é essencial para garantir estabilidade e conforto durante as viagens. Mas você sabe como manter o bom funcionamento desse item e aumentar a sua vida útil?

Neste artigo listamos os principais componentes da suspensão e selecionamos 6 dicas para você cuidar melhor do seu veículo. Para saber mais, continue a leitura.

Neste post você vai saber:

● O que é a suspensão do caminhão?
● Principais componentes do sistema
● Importância da suspensão para o seu bruto
● Dicas para cuidar da suspensão do caminhão

O QUE É A SUSPENSÃO DO CAMINHÃO?

Suspensão é um sistema de absorção de impactos que tem a função de manter o pneu em contato com o solo, garantindo estabilidade e produtividade para o veículo rodar nas estradas.

Ela funciona sempre que o veículo passa por uma ondulação ou buraco. Nesse momento, os feixes arqueados absorvem o impacto e são esticados, fazendo com que as vibrações sejam menores e o sistema consiga manter a estabilidade, especialmente no transporte de cargas pesadas.

PRINCIPAIS COMPONENTES DO SISTEMA

● Molas

São responsáveis por reduzir os impactos provocados pelas irregularidades da pista, evitando defeitos no veículo. Os tipos principais são:

  1. Helicoidal: a mola é formada por uma única barra de aço enrolada em um eixo invisível e sua função é absorver os impactos dos obstáculos da pista.
  2. Feixe de molas: é formado por diferentes barras de ferro semi curvadas. Normalmente, é encontrado em veículos de carga, pois eles precisam de um sistema de suspensão mais robusto.

● Amortecedor

Tem a função de manter a roda em contato com o solo, garantindo maior conforto ao dirigir e evitando derrapagens e outros problemas causados pela falta de aderência. Além disso, o amortecedor também controla o sistema de molas, permitindo que elas sejam abertas e fechadas para absorver melhor o impacto.

● Braço oscilante

Também chamado de bandeja de suspensão, esse componente fica ligado diretamente à roda do chassi para determinar o alinhamento e garantir o suporte de força do caminhão durante as curvas.

● Pivô

Conecta o chassi ao telescópio, manga de eixo e cubo de roda, suportando grande quantidade de peso e realizando muita força para que o veículo não perca o controle, especialmente durante a aceleração e a realização de curvas.

Pode ser encontrado de maneira independente ou soldado na bandeja de suspensão.

● Barra estabilizadora

Tem a função de estabilizar o veículo por meio da diminuição da rotação da carroceria do veículo durante as curvas, auxiliando também a não sobrecarregar o sistema de suspensão do caminhão. Com isso, evita que o motorista perca o controle e até mesmo capote.

IMPORTÂNCIA DA SUSPENSÃO PARA O SEU BRUTO

A suspensão do caminhão é fundamental para garantir o conforto e a segurança de quem dirige, filtrando irregularidades, mantendo o contato seguro do veículo com o solo e impedindo que o impacto seja sentido na cabine.

Isso significa que o componente é essencial para proteger o motorista mesmo nas estradas mais acidentadas, evitando prejuízos à direção e garantindo que a mercadoria não seja comprometida.

6 DICAS PARA CUIDAR DA SUSPENSÃO DO CAMINHÃO

A suspensão do caminhão é essencial para rodar na estrada com segurança e conforto e, por isso, é necessário mantê-la sempre em bom estado.
Pensando nisso, selecionamos dicas importantes para te ajudar a cuidar dessa peça tão importante de forma adequada. Confira!

  1. Respeite o limite de carga do caminhão

O excesso de carga é um dos fatores que mais prejudica a suspensão do veículo, pois desequilibra e compromete o funcionamento das peças, além de poder causar rachaduras nas carrocerias, no feixe de molas e em outros componentes do sistema.

Para evitar esses problemas, a dica é saber o limite de carga indicado e respeitar as determinações para o modelo do seu caminhão.

  1. Mantenha os amortecedores lubrificados

É comum que poeira e outros resíduos se acumulem nos amortecedores, prejudicando sua movimentação e eficiência. Por isso, é muito importante lubrificar esses itens com frequência.

Faça esse procedimento apenas em oficinas especializadas e use apenas lubrificantes de qualidade.

  1. Invista em peças originais

Se for necessário fazer a substituição de alguma peça da suspensão do caminhão, opte sempre por itens originais. Eles se adaptam com perfeição aos demais componentes, evitando o desgaste prematuro do sistema e garantindo apenas peças com procedência e garantia.

  1. Calibre os pneus com frequência

Os pneus também contribuem para a preservação do sistema de suspensão, por isso a dica é mantê-los calibrados e evitar viajar com pneus carecas ou danificados.

Uma boa prática é checar a calibragem antes, durante e depois das viagens – ou pelo menos uma vez por semana.

  1. Faça o alinhamento do caminhão

O alinhamento ajuda a manter os eixos, rolamentos e suspensão atuando com eficiência e segurança, além de reduzir o consumo de combustível e preservar seus pneus.
Por isso, uma das dicas mais importantes para cuidar manter a suspensão produtiva por mais tempo é fazer alinhamentos periódicos, solucionando possíveis problemas e evitando prejuízos maiores.

  1. Faça a manutenção preventiva

A manutenção preventiva é essencial para identificar e corrigir problemas nos sistemas dos veículos. Normalmente, recomenda-se que a revisão do sistema de suspensão seja feita a cada 10 mil quilômetros rodados.

CONCLUSÃO

Você já sabe quais são os principais componentes do sistema de suspensão do caminhão e quais cuidados adotar para prolongar a vida útil do seu bruto.

Agora é hora de escolher a melhor estratégia para cuidar do seu bruto. A Covezi Iveco tem planos de manutenção desenvolvidos para atender a sua necessidade. Clique aqui e confira o que cada um oferece.
Ainda tem dúvidas? Nossa equipe de especialistas está pronta para te ajudar. Fale conosco pelo Whatsapp e solicite um orçamento.

Outros Artigos

Fale com um de nossos consultores ou nos envie uma mensagem:

    Precisando
    de ajuda?

    Seja para comprar um veículo, peças, ou mesmo agendar algum serviço, nossa equipe estará sempre pronta para atende-lo(a)!

    Agende o serviço para o seu veículo pesado Iveco

    Agende o serviço e garanta mais disponibilidade do seu veículo.

    Agendar Serviço