Covezi Caminhões Iveco

Blog

6 dicas para a bateria do caminhão durar mais

A duração da bateria do caminhão depende da forma como o veículo é utilizado pelo motorista e pode ser maximizada com práticas simples.

A forma como a bateria do caminhão é usada determina a sua vida útil e também o seu bom funcionamento. Por isso, é importante adotar alguns cuidados que ajudem a bateria a durar mais.

Se você ainda tem dúvidas sobre como evitar o desgaste da bateria, continue lendo.

PASSO A PASSO PARA A BATERIA DO CAMINHÃO DURAR MAIS

1 – Evite dar muitas partidas no motor em curtos espaços de tempo

As baterias possuem um determinado número de ciclos em sua vida útil e cada partida consome muita carga em pouco tempo. Assim, quanto menos ciclos a bateria completar, mais ela dura.

Por isso, uma das dicas para a bateria do caminhão durar mais é não ligar e desligar o motor excessivamente, como em congestionamentos, pois isso encurtará a duração da peça.

2 – Desligue os equipamentos eletrônicos

Sempre que desligar o caminhão, confira se desativou também os faróis, o rádio e demais aparelhos eletrônicos. Dessa forma, a bateria não direciona energia para esses itens que ficaram acesos e o pico de energia gasto pela bateria ao dar a partida no bruto será menor.

3 – Limpe a bateria regularmente

Faça a checagem e a limpeza dos componentes da bateria e dos acessórios elétricos com frequência para evitar mau contato e, consequentemente, a perda de carga.

4 – Verifique a voltagem da bateria

A bateria do caminhão deve estar com a voltagem completa durante toda sua vida útil. Assim, use um multímetro ou voltímetro e confira se a carga está em, pelo menos, 12,5v. No caso de caminhões que usam duas baterias, a medição deve ser feita em cada bateria individualmente.

5 – esconecte a bateria em paradas longas

Alguns componentes do caminhão estão sempre ligados na bateria, como a central de injeção e o alarme. Embora seu consumo seja pequeno, a bateria ficará zerada se o motor não for colocado em funcionamento para proporcionar a recarga.

Para evitar que isso aconteça, a dica é desconectar o terminal positivo para a bateria do caminhão durar mais.

6 – aça revisões periódicas

Para garantir o bom funcionamento da bateria do caminhão, é fundamental analisar o funcionamento dos equipamentos eletrônicos periodicamente, assim como do alternador. Neste caso, é recomendável ter um plano de manutenção que proteja o seu veículo.

A Covezi Iveco tem cinco planos de manutenção que oferecem serviços essenciais para o seu bruto rodar com mais segurança. Para saber mais sobre cada modalidade, confira este texto.

CONCLUSÃO

Neste artigo, você conferiu alguns cuidados importantes para fazer a bateria do caminhão durar mais. Agora é hora de aproveitar as condições da Covezi Iveco e cuidar do seu bruto. Entre em contato com nossa equipe pelo Whatsapp e faça um orçamento.

Outros Artigos

Fale com um de nossos consultores ou nos envie uma mensagem:

    Precisando
    de ajuda?

    Seja para comprar um veículo, peças, ou mesmo agendar algum serviço, nossa equipe estará sempre pronta para atende-lo(a)!

    Agende o serviço para o seu veículo pesado Iveco

    Agende o serviço e garanta mais disponibilidade do seu veículo.

    Agendar Serviço