Covezi Caminhões Iveco

Blog

9 dicas para reduzir o consumo de combustível em caminhões

Os brutos da Covezi Iveco são desenvolvidos com tecnologias avançadas que têm, entre seus objetivos, o compromisso de auxiliar os motoristas a dirigir de forma econômica, segura e confortável. No entanto, existem algumas práticas que podem potencializar a redução do consumo de combustível em caminhões e é sobre isso que vamos falar hoje.

Continue lendo este post e confira 9 dicas que vão te ajudar a economizar mais e garantir maior eficiência, segurança e responsabilidade ambiental.

DICAS PARA REDUZIR O CONSUMO DE COMBUSTÍVEL EM CAMINHÕES

  1. Faça a troca de marchas corretamente
    Alternar as marchas no momento certo evita aceleração desnecessária ou perda de velocidade. Assim, para evitar o maior consumo de combustível em caminhões a dica é:
    ● Não acelerar demais e ultrapassar o limite indicado para a troca de marcha, o que faz o motor consumir mais combustível.
    ● Não acelerar de menos, pois isso obriga a reduzir a marcha e repetir o movimento, aumentando o consumo de diesel.
  2. Respeite a legislação de trânsito
    Mantenha uma distância segura dos veículos à frente e dirija dentro da velocidade permitida na via. Além de seguir as normas e dirigir de forma segura, esse cuidado também otimizará o consumo de combustível do seu bruto.
  3. Não transite com excesso de carga
    Ultrapassar a capacidade de peso da carga aumenta o consumo do combustível e pode comprometer características vitais do caminhão, diminuindo sua sua vida útil.
    Além disso, rodar com a capacidade de carga correta é fundamental para não infringir a Lei da Balança.
  4. Evite andar em ponto morto
    Mais do que uma atitude perigosa, quando o caminhão está em ponto morto, o motor entende que está em marcha lenta e consome mais diesel, além de danificar a caixa de transmissão e gerar mais custos.
  5. Calibre os pneus
    Além de garantir maior vida útil do pneu e contribuir para uma viagem mais segura, a calibragem correta ajuda a reduzir os gastos com combustível.
  6. Verifique o alinhamento
    Para reduzir o consumo de combustível em caminhões e desgastar menos os pneus, além de aumentar a segurança e o desempenho do seu bruto, a orientação é fazer o alinhamento das rodas e dos eixos regularmente.
  7. Faça manutenções periódicas
    As manutenções preventivas são fundamentais para o desempenho do caminhão e para a preservação dos itens de segurança e durabilidade, além de garantir mais economia.
  8. Abasteça apenas em posts confiáveis
    Tenha uma rede de postos confiáveis para abastecer seu bruto. Dessa forma, é possível saber a procedência do combustível e até mesmo fazer parcerias que possibilitem negociar o preço e as condições de pagamento.
  9. Planeje suas rotas
    Com o planejamento é possível definir caminhos melhores, levando em consideração as condições das vias, o trânsito e até possíveis restrições.

A Covezi Iveco te ajuda a cuidar do seu bruto e reduzir o consumo de combustível nos caminhões. Conheça nossos planos de manutenção e escolha o melhor para o seu negócio. Caso ainda tenha dúvidas, fale com nossa equipe pelo Whatsapp e continue de olho em nosso blog e no Instagram para mais dicas.

Outros Artigos

Fale com um de nossos consultores ou nos envie uma mensagem:

    Precisando
    de ajuda?

    Seja para comprar um veículo, peças, ou mesmo agendar algum serviço, nossa equipe estará sempre pronta para atende-lo(a)!

    Agende o serviço para o seu veículo pesado Iveco

    Agende o serviço e garanta mais disponibilidade do seu veículo.

    Agendar Serviço