Covezi Caminhões Iveco

Blog

Acessórios para caminhão: o que é permitido e o que é proibido no Brasil?

Os acessórios para caminhão ganham cada vez mais destaque entre os motoristas que desejam garantir viagens mais seguras e aconchegantes. No entanto, antes de comprar os equipamentos para o seu veículo, é preciso saber que nem todos são permitidos.

Pensando nisso, preparamos esse post para que você saiba qual a importância dos acessórios, quais são permitidos e quais são proibidos para caminhões.

IMPORTÂNCIA DOS ACESSÓRIOS PARA CAMINHÃO

A vida na estrada tem muitos limites. Afinal, até mesmo coisas simples, como tomar um café ou beber água, são tarefas complicadas para quem está diariamente na cabine de um caminhão.

Diante disso, alguns acessórios de caminhão se tornam essenciais, pois oferecem bem-estar e conforto, facilitando a vida dos profissionais que ganham a vida na estrada.

ACESSÓRIOS PARA CAMINHÃO: O QUE PODE E O QUE É PROIBIDO?

  • ACESSÓRIOS PERMITIDOS

● Macaco hidráulico

O macaco hidráulico é fundamental para veículos de transporte de cargas, pois é esse item que possibilita levantar o caminhão para verificar problemas mecânicos ou trocar um pneu, por exemplo.

A dica é escolher produtos de confiança para evitar acidentes graves por mal funcionamento.

● Suporte para celular

O suporte para celular é um dos principais acessórios para caminhão, pois facilita o acesso ao dispositivo móvel e a utilização do GPS.

No entanto, o motorista deve preparar todas as informações enquanto estiver parado, pois usar o celular ao volante é contra a lei.

● Câmera de segurança

A câmera de segurança pode ser instalada tanto na cabine quanto na carga do caminhão, garantindo mais segurança e tranquilidade.

Outras vantagens desse acessório são o monitoramento em tempo real e a captação de imagens, que podem ser utilizadas em casos de acidentes, roubos ou furtos.

● Lonas

Esses acessórios para caminhão são essenciais para manter as cargas protegidas de chuva, sol, calor e granizo, garantindo que todos os produtos cheguem em segurança no destino final.

Esse item é produzido em diferentes formatos e cores, além de tamanhos específicos para cada categoria de carga.

● Ventilador ou climatizador de ar

Os ventiladores e climatizadores são essenciais para proporcionar um ar mais úmido no caminhão, garantindo um clima agradável durante toda a viagem.

● Cafeteira portátil

As cafeteiras portáteis podem ser ligadas no próprio caminhão, possibilitando que o motorista tenha acesso a uma variedade de bebidas.

Dessa forma, além de ajudar a manter o foco durante as viagens, esse acessório oferece maior comodidade ao caminhoneiro, pois evita algumas paradas.

● Geladeira

Esse acessório é muito importante em longas viagens, pois ajuda a conservar os alimentos frescos, além de facilitar a vida dos motoristas. Afinal, dependendo da região, pode ser difícil encontrar restaurantes ou lanchonetes.

ACESSÓRIOS PROIBIDOS

● Películas escuras para vidros

As películas escuras são proibidas porque dificultam a visibilidade do interior do caminhão. As únicas películas permitidas são as fumês, sempre respeitando a transparência mínima de 75% no para-brisa e de 70% nas portas.

● Luzes especiais

As luzes e faróis coloridos são acessórios para caminhão proibidos por lei. A justificativa se dá pelo fato de que esse tipo de lâmpada pode ultrapassar os padrões de luminosidade e dificultar a visão dos outros motoristas, aumentando o risco de acidentes.

Dessa forma, só é permitido usar faróis de xenôn quando o caminhão for projetado com essa intenção, garantindo que a luz não prejudique a visibilidade dos demais.

● Adesivos

Adesivos que cobrem o para-brisa, os vidros traseiros ou a placa de identificação são proibidos, afinal prejudicam a visão dos motoristas e a identificação do caminhão.

● Capas de porca americana

As capas de parafuso americanas são acessórios para caminhão proibidos no Brasil. De acordo com o artigo 2º da Resolução nº 426 do CONTRAN, as rodas e seus elementos não podem ter partes cortantes ou protuberantes, pois isso aumenta o risco de ferimentos em casos de acidentes.

● Molas traseiras arqueadas o com calço

A instalação de molas arqueadas ou calços adicionais é proibida por lei, pois pode inclinar excessivamente o chassi do caminhão, gerando sobrecarga nos eixos dianteiros.

CONCLUSÃO
Agora que você conhece os acessórios para caminhão permitidos e proibidos no Brasil, fique atento para garantir a segurança nas estradas. Para mais dicas e informações, acompanhe nosso blog e siga-nos no Instagram.

Nossa equipe também está no Whatsapp para te ajudar. Envie uma mensagem e solicite um orçamento.

Outros Artigos

Fale com um de nossos consultores ou nos envie uma mensagem:

    Precisando
    de ajuda?

    Seja para comprar um veículo, peças, ou mesmo agendar algum serviço, nossa equipe estará sempre pronta para atende-lo(a)!

    Agende o serviço para o seu veículo pesado Iveco

    Agende o serviço e garanta mais disponibilidade do seu veículo.

    Agendar Serviço