Covezi Caminhões Iveco

Blog

Checklist para manutenção do caminhão: tudo o que você precisa saber

O transporte de cargas no Brasil é predominantemente rodoviário. Por isso, é fundamental estar atento à manutenção do caminhão para garantir que esse meio de transporte receba os cuidados necessários para realizar viagens longas com segurança e tranquilidade.

Para entender a importância da manutenção periódica nos caminhões e saber quais itens você não pode deixar de verificar antes de colocar seu bruto na estrada, continue lendo.

IMPORTÂNCIA DA MANUTENÇÃO DO CAMINHÃO

Fazer a manutenção do caminhão é fundamental para evitar imprevistos e paradas não planejadas que podem resultar em grandes problemas. Afinal, além de imprevistos, como atrasos na entrega e perda de cargas perecíveis, a falta de cuidado com o veículo pode representar grande risco à vida do caminhoneiro e de terceiros.

Justamente por isso, o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) prevê a aplicação de multas e até a perda de pontos na carteira de motorista para caminhoneiros que não se adequarem ao que a lei determina:

Art. 27. Antes de colocar o veículo em circulação nas vias públicas, o condutor deverá verificar a existência e as boas condições de funcionamento dos equipamentos de uso obrigatório, bem como assegurar-se da existência de combustível suficiente para chegar ao local de destino.

BENEFÍCIOS DA MANUTENÇÃO DO BRUTO

● Redução de custos: faz o conserto ou troca antes que algo quebre, tornando a manutenção mais rápida e simples;
● Economia de tempo: deixa o caminhão parado por menos tempo;
● Mais segurança: previne possíveis falhas e danos durante as viagens;
● Aumento do desempenho e vida útil do caminhão: evita o desgaste de peças e aumenta a vida útil do caminhão.

CHECKLIST PARA MANUTENÇÃO DO CAMINHÃO

Agora que você já sabe porque manter a manutenção dos caminhões em dia e quais as vantagens disso, é hora de conferir os itens do checklist abaixo:

  1. PNEUS
    Para evitar multas ou acidentes, é necessário verificar o estado de conservação dos pneus, incluindo os estepes, antes de pegar a estrada.

Além disso, é preciso observar sempre a profundidade mínima dos sulcos da banda de rodagem, que o Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) determina que seja superior a 1,6mm.

  1. FREIOS
    O sistema de freios é um dos pontos mais importantes na manutenção do caminhão. Para evitar falhas e possíveis acidentes, a recomendação é observar:

● Lonas e pastilhas de freio;
● Tambores e discos das sapatas de freio;
● Ajustes do sistema ABS (quando houver).

  1. ÓLEO DO MOTOR
    Para garantir a vida útil do bruto e o seu funcionamento adequado, é essencial observar a necessidade de substituir o óleo do motor. A troca costuma ser recomendada a cada 10 mil km, mas pode ser feita antes se forem identificados contaminantes, como borras e detritos metálicos no óleo.
  2. SUSPENSÃO
    A suspensão tem a função de manter o pneu em contato com o solo, garantindo estabilidade e produtividade para o veículo rodar nas estradas.

Sabendo disso, antes de colocar seu bruto na estrada é ideal verificar:

● Molas;
● Batentes;
● Bandejas;
● Barra estabilizadora;
● Buchas;
● Válvulas e mangueiras (para veículos com suspensão pneumática).

Para saber mais sobre esse sistema e aprender a cuidar desse item, leia este texto.

  1. SISTEMA ELÉTRICO
    Outro ponto importante na manutenção do caminhão é a verificação do sistema elétrico do veículo, que inclui:

● Bateria;
● Oxidação em cabos e terminais;
● Luzes do painel;
● Relês, fusíveis e cabos;
● Farol, luz de freio, ré e lanternas.

  1. FILTROS
    A verificação e troca periódica dos filtros é outro aspecto básico quando falamos da manutenção do caminhão.

A recomendação é fazer a substituição dos filtros de acordo com a periodicidade indicada pelos fabricantes ou até antes, quando estiverem muito sujos e o funcionamento for comprometido.

  1. SISTEMA DE REFRIGERAÇÃO
    O sistema de refrigeração tem a função de manter o motor operando em temperaturas ideais de funcionamento. Por isso, a dica é verificar o estado de conservação de todos os componentes do circuito de arrefecimento do caminhão, como mangueiras, bomba d’água, válvula termostática, radiador e eletroventilador, e também o nível de água do reservatório.
  2. PALHETAS DO LIMPADOR DE PARA-BRISA
    As palhetas do limpador de para-brisa são essenciais para a segurança do caminhoneiro, pois aumentam o campo de visão em períodos de chuva.

Por isso, é fundamental ficar atento ao desgaste desse componente e fazer a troca sempre que necessário.

  1. QUINTA RODA
    A quinta roda está diretamente ligada à segurança da carga e do caminhão. Por isso, é essencial fazer a inspeção desse item no processo de manutenção, remover a graxa antiga e aplicar uma nova lubrificação.

Além disso, é necessário checar o funcionamento das partes desse componente:

● Bloco;
● Garra de travamento do pino-rei;
● Barra e disco de fricção.

Você já sabe quais são os principais itens para a manutenção do caminhão. Agora é hora de falar com a Covezi Iveco e escolher o melhor plano de manutenção para a sua necessidade.

Clique aqui e confira o que cada um oferece.

Ainda tem dúvidas? Nossa equipe de especialistas está pronta para te ajudar. e solicite um orçamento.

Outros Artigos

Fale com um de nossos consultores ou nos envie uma mensagem:

    Precisando
    de ajuda?

    Seja para comprar um veículo, peças, ou mesmo agendar algum serviço, nossa equipe estará sempre pronta para atende-lo(a)!

    Agende o serviço para o seu veículo pesado Iveco

    Agende o serviço e garanta mais disponibilidade do seu veículo.

    Agendar Serviço