Covezi Caminhões Iveco

Blog

Curso de reciclagem para caminhoneiros: tudo o que você precisa saber

Muitos motoristas podem perder o direito de dirigir o seu caminhão, seja por não estar atento às regras de trânsito e da rodovia ou por algum problema inesperado. No entanto, para solucionar esse problema existe apenas uma saída: fazer o Curso de Reciclagem para caminhoneiros.

Você sabe como ele funciona, quais os principais conteúdos e como realizar? Neste artigo explicamos tudo o que você precisa saber. Continue lendo e confira.

CURSO DE RECICLAGEM PARA CAMINHONEIROS: O QUE É?

O Curso de Reciclagem é uma penalidade obrigatória imposta pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran) aos infratores das categorias C, D ou E que:

  • Estão com o direito de dirigir suspenso;
  • Tenham provocado acidente grave;
  • Tenham sido condenados por delito de trânsito;
  • Tenham a CNH cassada.

O objetivo desse curso é oferecer as ferramentas para que os condutores revejam conceitos e regras aprendidos nas aulas teóricas ao tirar a carteira de habilitação.

IMPORTÂNCIA DO CURSO DE RECICLAGEM

A correria nas estradas e a falta de atenção à sinalização e às normas levam a inúmeras infrações todos os dias. De acordo com a Lei 13.154, o limite é de 14 pontos em penalidades no período de um ano e ao atingir esse ponto o motorista deve fazer o curso de reciclagem para evitar perder a CNH.

Assim, o Curso de Reciclagem para caminhoneiros é a solução para que a Carteira Nacional de Habilitação seja zerada e toda a pontuação seja retirada.

Dessa forma, o curso é importante para formar condutores melhores, trazendo benefícios não só para você, caminhoneiro, mas também para toda a sociedade, evitando acidentes e não colocando outras pessoas em risco.

COMO FUNCIONA O CURSO

O Curso de Reciclagem para caminhoneiros tem carga horária de 30 horas e pode ser feito de forma presencial ou através de aulas online (EAD) oferecidas por instituições vinculadas ao Detran. As aulas contemplam conteúdos relacionados a legislação, regras e boas condutas no trânsito, primeiros socorros, direção defensiva e relações interpessoais.

Depois de concluir as aulas teóricas, o motorista deve fazer a prova aplicada pelo Detran e obter pelo menos 70% de aproveitamento. Caso seja reprovado uma vez, o caminhoneiro pode refazer a prova e tentar acertar o número de questões exigidas. No entanto, se for reprovado na segunda tentativa é obrigatório assistir a todo o curso teórico novamente.

Além disso, dependendo da infração cometida, o motorista também pode precisar fazer a prova prática e os testes psicotécnicos para ter novamente a sua CNH.

Para mais informações ou dúvidas, procure o Detran da sua cidade e confira o que é necessário para iniciar o curso de reciclagem.

Conhece alguém que está precisando fazer o Curso de Reciclagem para caminhoneiros?
Compartilhe este artigo com seus amigos e nos ajude a manter mais pessoas bem informadas!
Para mais dicas, fique de olho em nosso blog e acompanhe também nosso Instagram.

Outros Artigos

Fale com um de nossos consultores ou nos envie uma mensagem:

    Precisando
    de ajuda?

    Seja para comprar um veículo, peças, ou mesmo agendar algum serviço, nossa equipe estará sempre pronta para atende-lo(a)!

    Agende o serviço para o seu veículo pesado Iveco

    Agende o serviço e garanta mais disponibilidade do seu veículo.

    Agendar Serviço