Covezi Caminhões Iveco

Blog

Documentos do caminhão: o que você precisa para manter o caminhão em dia

Para rodar tranquilo pelas estradas do Brasil é preciso estar com os documentos do caminhão em dia. Para isso, é necessário ter alguns cuidados extras, pois documentação vencida pode gerar multa e até apreensão do veículo.

Quer saber mais? Continue a leitura e confira as principais informações que você precisa para chegar ao seu destino com segurança.

DOCUMENTOS DO CAMINHÃO: SAIBA O QUE VOCÊ PRECISA

Carteira Nacional De Habilitação (CNH)

Para rodar com o seu bruto, é preciso ficar atento à data de vencimento do documento e estar com os exames necessários à categoria em dia.
Neste texto você confere todos os detalhes sobre a lei do exame toxicológico, também conhecida como Lei do Caminhoneiro, e entende a obrigatoriedade do exame toxicológico para obter ou renovar a CNH.

Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV)

O CRLV é o documento que indica que o caminhão está livre de bloqueios, dívidas ou registros de infrações.
Associado à regularidade do veículo utilizado no transporte, ele é obrigatório nos transportes de carga realizados por vias terrestres, pois comprova que o caminhão está apto a rodar nas condições estipuladas pelo Departamento Estadual de Trânsito – Detran.
O documento pode ser apresentado também na versão digital, que tem todas as informações do documento impresso e o mesmo valor jurídico do CRLV físico. Para acessá-lo, é preciso ter quitado o licenciamento do veículo do ano em curso.

Responsabilidade Civil do Transportador Rodoviário de Cargas (RCTR-C)

O RCTR-C é um seguro obrigatório para o condutor rodoviário de cargas que oferece cobertura em caso de colisões, capotamento, explosão, incêndio e outros, evitando que o motorista seja obrigado a pagar indenizações a terceiros.
Para obter o documento, é preciso procurar uma agência de seguros de confiança e solicitá-lo. Os valores cobrados variam de acordo com a seguradora.

Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA)

Entre os documentos do caminhão destacamos agora o IPVA, um imposto estadual cobrado todos os anos de quem tem um veículo terrestre. O recolhimento da taxa acontece em todo o Brasil e o valor é utilizado da seguinte forma:
● 50% destinado ao município onde o veículo foi licenciado
● 50% para os cofres públicos para ser aplicada em áreas diversas, como saúde e educação.

DVPVAT

O DPVAT é um seguro do trânsito cobrado anualmente junto com a primeira parcela ou cota única do IPVA. O benefício é administrado pela Caixa Econômica Federal e é utilizado para amparar vítimas de acidentes de trânsito em todo o Brasil, independente de quem é o responsável pelo acidente.
O seguro é pago individualmente e não depende da apuração dos culpados nem da identificação do veículo envolvido no acidente.

Declaração do Imposto de Renda

Outro documento fundamental para o caminhoneiro é a Declaração de Imposto de Renda. Afinal, é através dela que o cidadão comprova ao Governo Federal que os seus bens e ganhos no ano anterior foram feitos de forma legal.
Os motoristas de caminhão devem ter cuidado extra ao fazer a declaração, pois profissionais autônomos precisam recolher o imposto através do DARF de Carnê-Leão. Isso significa que motoristas que transportam cargas sofrem tributação em cima de apenas 10% do rendimento tributável, possibilitando que o benefício seja utilizado nos custos com a preservação do veículo e com combustível.
Para quem comprou um IVECO em 2021, a orientação é declarar o valor das parcelas pagas, considerando que no ano um, dependendo do mês em que comprou o bruto, é possível que o valor fique zerado. Já nos anos seguintes não é possível apagar o valor pago nos anos anteriores, pois a Receita Federal soma, anualmente, o valor integral do bem adquirido.

Achou esse conteúdo interessante? Aproveite e encaminhe para outras pessoas para ajudar a Covezi Iveco a levar informação para mais caminhoneiros, garantindo uma estrada mais segura.

Para mais dicas, fique de olho em nosso blog e no Instagram.

Outros Artigos

Fale com um de nossos consultores ou nos envie uma mensagem:

    Precisando
    de ajuda?

    Seja para comprar um veículo, peças, ou mesmo agendar algum serviço, nossa equipe estará sempre pronta para atende-lo(a)!

    Agende o serviço para o seu veículo pesado Iveco

    Agende o serviço e garanta mais disponibilidade do seu veículo.

    Agendar Serviço