Covezi Caminhões Iveco

Blog

Feriado na estrada: dicas de segurança para caminhoneiros

A movimentação nas estradas aumenta muito nos feriados e férias escolares e coletivas, assim como os congestionamentos e acidentes de trânsito. Pensando nisso, listamos algumas dicas de segurança para caminhoneiros durante esses períodos.

Continue lendo e veja quais cuidados adotar antes de pegar a estrada.

CUIDADOS COM O CAMINHÃO ANTES DE PEGAR A ESTRADA

● Fique atento aos sinais do caminhão

O trânsito e o peso das cargas exigem muito do caminhão. Por isso, é fundamental estar sempre atento aos sinais que o seu pesado emite.

Alguns pontos importantes são presença de cheiro de óleo ou diesel, barulhos estranhos ou temperaturas fora do comum. Qualquer elemento diferente do normal deve ser avaliado com cautela por um especialista.

● Mantenha a manutenção preventiva em dia

Antes de pegar a estrada, especialmente durante feriados, é necessário fazer um check-up para verificar, principalmente:

● Nível de óleo;
● Nível do líquido de arrefecimento;
● Solução líquida do limpador de para brisa;
● Calibragem dos pneus;
● Sistema elétrico e iluminação do veículo.

Também é importante verificar se os itens obrigatórios, como macaco, triângulo e estepe, estão no caminhão. Para quem transporta cargas especiais, é ainda mais importante prestar atenção aos equipamentos obrigatórios para a segurança, como: kit de emergência para produtos perigosos, cones, extintores específicos de pó químico ou espuma entre outros.

A Covezi | Iveco possui planos de manutenção que ajudam você a manter a revisão do seu bruto em dia. Para saber mais, fale com nossa equipe pelo Whatsapp.

● Conheça o caminho
Outro fator muito importante antes de pegar a estrada é conhecer o caminho, as condições da via e saber se ela está liberada ou se há restrições a veículos de carga.

Essas informações podem ser conferidas nos sites dos Departamentos Estaduais de Edificações e Estradas de Rodagem (DEERs) para vias estaduais e no site do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) para as federais.

DICAS DE SEGURANÇA PARA CAMINHONEIROS DURANTE O FERIADO

  1. Respeite os limites de velocidade

Dirija dentro da velocidade permitida e preste atenção no trânsito, conduzindo de modo a evitar acidentes provocados por ações incorretas dos outros condutores e pedestres e de condições adversas nas vias de trânsito.

  1. Mantenha uma distância segura dos outros veículos

Mantenha uma distância segura dos automóveis que estão na frente ou atrás de você, pois isso garante maior capacidade de reflexo e mais facilidade para evitar acidentes.

A dica é ficar a, no mínimo, 3 segundos de distância dos demais veículos.

  1. Sinalize

Sempre que for fazer uma ultrapassagem ou conversão na estrada, verifique os retrovisores e sinalize com antecedência. Além disso, ultrapasse apenas em locais permitidos.

  1. Faça paradas para descansar

Dirigir por muitas horas sem parar pode reduzir a concentração e, consequentemente, a segurança. A recomendação, de acordo com a Lei nº 13.103/2015, é manter a jornada de 8 horas diárias de trabalho e repousar por, no mínimo, 11 horas por dia.

  1. Não mexa no celular

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) só permite o uso do telefone nas seguintes situações:

● Com o motor desligado;
● Quando o veículo está parado;
● Quando está funcionando como GPS, desde que esteja em um suporte no para-brisa ou no painel.

Esse cuidado é muito importante porque o uso do aparelho dispersa a atenção, aumentando as chances de um acidente.

Essas dicas de segurança para caminhoneiros mostram que pequenas mudanças podem ajudar no dia a dia na estrada. Por isso, coloque-as em prática e evite acidentes.

Para mais dicas e curiosidades sobre a vida na estrada, acompanhe nosso Instagram e fique de olho aqui no blog da Covezi Iveco.

Outros Artigos

Fale com um de nossos consultores ou nos envie uma mensagem:

    Precisando
    de ajuda?

    Seja para comprar um veículo, peças, ou mesmo agendar algum serviço, nossa equipe estará sempre pronta para atende-lo(a)!

    Agende o serviço para o seu veículo pesado Iveco

    Agende o serviço e garanta mais disponibilidade do seu veículo.

    Agendar Serviço