Covezi Caminhões Iveco

Blog

Guia completo de manutenção do caminhão no final de ano

Para começar o ano com tudo, é preciso se organizar com antecedência. Por isso, é essencial agendar a manutenção do caminhão para evitar veículos parados por muito tempo, atrasos na entrega e até mesmo acidentes.

Aqui no blog já falamos sobre a importância da revisão e apresentamos os planos de manutenção da Covezi Iveco. No entanto, sabemos que, algumas vezes, as dúvidas podem surgir ou se manter por um longo período de tempo.

Pensando nisso, elaboramos esse guia completo de manutenção para o final do ano. Confira a seguir e saiba como cuidar do seu bruto.

IMPORTÂNCIA DA MANUTENÇÃO DO CAMINHÃO

Muitos motoristas e donos de frotas têm o hábito de realizar a manutenção apenas quando os veículos apresentam algum problema. No entanto, essa prática contribui para que o caminhão fique mais tempo parado na oficina e os custos do conserto sejam mais elevados, assim como o risco de provocar acidentes.

Diante disso, podemos citar como vantagens das revisões preventivas:

● Mais economia

Fazer o reparo somente depois de identificar a falha pode custar mais caro, pois aumenta o risco de precisar trocar outros componentes que foram prejudicados pelo problema inicial.

● Redução do tempo de conserto

Quando o caminhoneiro faz as manutenções corretamente, as falhas são identificadas no início e o mecânico consegue aplicar a melhor solução para o problema, reduzindo o tempo necessário para fazer os reparos.

● Adequação à legislação

Trafegar com o veículo em condições desfavoráveis é considerada infração grave no Código de Trânsito Brasileiro. Portanto, a manutenção preventiva é essencial nesse contexto porque evita que o caminhoneiro seja multado, receba pontos na carteira de habilitação ou tenha o caminhão apreendido.

TIPOS DE MANUTENÇÃO PARA O SEU BRUTO

1 – Corretiva

Essa manutenção tem a função de corrigir um problema ou falha já identificado, possibilitando que o caminhão volte a funcionar normalmente. Assim, ela só é feita quando há necessidade e envolve:

● Substituição de peças;
● Troca de óleo;
● Ajuste nos sistemas hidráulico, elétrico e mecânico.

Por essas características, a manutenção corretiva do caminhão detecta o problema e realiza a correção imediata, evitando mais complicações e prejuízos.

2 – Preventiva

Esse tipo de manutenção do caminhão é indicado para evitar a perda ou desgaste do veículo, pois realiza uma avaliação detalhada do bruto em busca de possíveis falhas.

Ela segue um rigoroso calendário de revisões e normalmente envolve a substituição de um componente antes mesmo dele apresentar defeito.

3 – Preditiva

A manutenção preditiva tem a missão de antecipar o surgimento de uma falha e evitar que ela aconteça. Para isso, o mecânico usa equipamentos específicos de medição que conseguem especificar quando uma peça apresentará falhas, prevenindo então problemas graves.

COMPONENTES QUE DEVEM ENTRAR NA MANUTENÇÃO DO CAMINHÃO

● Óleo do motor

O fluido é fundamental para o funcionamento do caminhão, pois tem como função principal lubrificar as peças do motor, reduzindo o atrito e evitando o desgaste das partes.

Além disso, ele também é responsável por manter o motor limpo de impurezas, controlar a temperatura do sistema e impedir a contaminação por elementos externos.

Por isso, é necessário fazer a troca do óleo sempre nos prazos recomendados pelo fabricante.

● Freios

O sistema de freios é essencial para a segurança na rodovia. Dessa forma, a dica é manter as manutenções preventivas em dia para identificar e consertar falhas.

Para evitar problemas, é importante sempre verificar a pressão no manômetro, o estado de conservação do compressor, a presença de vazamentos de ar ou mangueiras ressecadas, além de ficar de olho no desgaste das pastilhas, lonas de freio e tambores.

● Suspensão

A suspensão do caminhão é composta por um feixe de lâminas que tem a função de absorver os impactos, mantendo o pneu em contato com o solo e, consequentemente, garantindo a estabilidade do bruto.

Assim, além de ser um componente primordial para a segurança, a suspensão proporciona conforto e redução do desgaste físico do veículo. Portanto, para mantê-la funcionando corretamente, é recomendado fazer a checagem frequente das peças, manter os amortecedores lubrificados, respeitar o limite de carga do caminhão, calibrar os pneus e, por fim, alinhar o caminhão.

● Sistema elétrico

Para fugir de uma pane geral e evitar falhas no sistema elétrico, é importante adotar alguns cuidados básicos, como:

  • Desligar os periféricos antes de ligar o caminhão;
  • Aguardar até 10 segundos para dar a partida;
  • Não deixar o sistema elétrico ativo por muito tempo quando o motor estiver desligado;
  • Instalar os faróis de LED ou neblina corretamente;
  • Trocar a bateria no prazo recomendado;
  • Substituir as lâmpadas queimadas rapidamente.

● Bateria

Os caminhões funcionam com o auxílio de duas baterias. No entanto, sua durabilidade depende de diversos fatores, como a forma de uso do caminhão e a instalação de aparelhos eletrônicos.

Assim, para evitar problemas nesse sistema, é essencial ficar atento a alguns sinais que indicam a hora de trocar a bateria:

  • luzes e faróis fracos;
  • motor perdendo força;
  • dificuldade de iniciar o veículo;
  • falha no funcionamento de acessórios eletrônicos;
  • luz de alerta no painel.

● Pneus

Para garantir o melhor desempenho do caminhão, é recomendado sempre calibrar os pneus e ficar de olho em avarias, como bolhas, trincas e rasgos. Além disso, é importante verificar a profundidade dos sulcos e fazer o balanceamento e o nivelamento dos componentes quando houver alguma diferença na direção.

EXTRA: CUIDADOS NA ESTRADA PARA O FIM DO ANO

  1. Faça a manutenção do caminhão

Faça a revisão geral do veículo e verifique todas as correções necessárias para ter uma viagem mais segura, tranquila e econômica.

  1. Respeite os limites de velocidade

Siga os limites de velocidade na estrada para evitar riscos para você e para os outros motoristas e passageiros que estão na estrada.

  1. Pratique a direção defensiva

Tenha atenção redobrada ao dirigir no final do ano e adote uma postura defensiva, tentando prever acidentes e dividindo a estrada com motoristas menos experientes de forma segura.

  1. Fique atento ao veículo durante a viagem

O trânsito intenso nas estradas durante o fim de ano exige que o bruto trabalhe mais. Assim, além da manutenção em dia e da direção defensiva, é essencial observar os sinais que o caminhão dá, como barulhos, cheiros e temperaturas estranhas.

CONCLUSÃO

Os cuidados com a manutenção do caminhão são fundamentais durante todo o ano. No entanto, nos meses de férias, é preciso redobrar a atenção para garantir que todos tenham uma viagem tranquila.

Aproveite para conhecer os planos de manutenção Iveco e comece o ano mais seguro.

Além disso, continue de olho em nosso blog e no Instagram da Covezi Iveco e fale com nossa equipe pelo Whatsapp para solicitar um orçamento.

Outros Artigos

Fale com um de nossos consultores ou nos envie uma mensagem:

    Precisando
    de ajuda?

    Seja para comprar um veículo, peças, ou mesmo agendar algum serviço, nossa equipe estará sempre pronta para atende-lo(a)!

    Agende o serviço para o seu veículo pesado Iveco

    Agende o serviço e garanta mais disponibilidade do seu veículo.

    Agendar Serviço