Covezi Caminhões Iveco

Blog

Guia completo: sinais de que está na hora de trocar de caminhão

O caminhão deve estar sempre bem cuidado e adequado às necessidades do motorista, oferecendo o melhor desempenho e garantindo a segurança nas estradas. Por isso, é essencial ficar atento aos sinais do seu bruto para saber se está na hora de trocar de caminhão.

Pensando nisso, preparamos um post especial com dicas para que você saiba qual é o momento certo para fazer essa substituição.

IMPORTÂNCIA DE TROCAR DE CAMINHÃO

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) mostrou em uma pesquisa de 2021 que a idade média da frota circulante de caminhões no Brasil é de 10,11 anos entre as empresas e 20,3 anos entre caminhoneiros autônomos.

Isso significa que grande parte dos veículos que rodam nas estradas brasileiras estão desatualizados e, por isso, apresentam riscos à sociedade.

A legislação de trânsito não determina a vida útil de um caminhão. No entanto, a troca do bruto por um modelo mais novo representa mais segurança e eficiência na estrada, além de garantir mais conforto e economia.

Como profissional da estrada, é essencial ficar atento aos sinais do seu caminhão e levar em conta aspectos que influenciam no seu trabalho, na sua saúde e no seu bolso. Dessa forma, será possível identificar problemas e planejar a trocar de caminhão.

SINAIS DE QUE VOCÊ DEVE TROCAR DE CAMINHÃO

  1. Diminuição da vida útil do motor

O motor é o sistema mais exigido no caminhão. Por isso, com o passar do tempo, é importante observar alguns fatores:

● Ruídos anormais
● Queima excessiva de óleo
● Presença de vazamentos
● Diferença de cor na fumaça do escapamento

  1. Problemas mecânicos constantes
    Todo veículo pode apresentar problemas mecânicos. No entanto, é preciso ficar atento quando eles se tornam frequentes, afinal isso pode gerar gastos excessivos e perda de produtividade.

Para saber se está na hora de trocar de caminhão, verifique os seguintes fatores:

● aumento de idas à oficina;
● baixo aproveitamento do combustível;
● mau funcionamento dos mesmos componentes ou sistemas;
● gastos excessivos com consertos.

  1. Tecnologia ultrapassada

Os caminhões contam com cada vez mais recursos, como computadores de bordo e sistema de navegação por GPS, além de motores que ajudam a economizar combustível e emitir menos poluentes.

Essas tecnologias garantem mais segurança e conforto nas estradas e também melhoram a performance dos serviços prestados. Por isso, muitos caminhoneiros buscam os benefícios oferecidos pelas novas tecnologias.

A dica é analisar a necessidade de cada tecnologia embarcada para a melhoria do trabalho, calcular a economia que essa troca pode proporcionar e só então decidir se é o momento certo de fazer o investimento em um caminhão mais novo.

  1. Excesso de barulho

Caminhões mais antigos podem fazer muito barulho, ultrapassando o nível de ruídos ideal para a jornada de trabalho. Diante disso, se o bruto está contribuindo para altas incidências de perda auditiva e impactando na performance do motorista, pode ser a hora de trocar de caminhão.

  1. Desempenho comprometido

É natural que o tempo provoque um desgaste no caminhão. Afinal, todo componente do veículo tem uma vida útil e, mesmo que as manutenções sejam feitas corretamente, a performance do veículo apresenta uma redução.

Para decidir se está na hora de substituir seu bruto, é importante avaliar se esse fator está diminuindo a performance e afetando os prazos e a qualidade do serviço.

  1. Mudança do tipo de frete

A troca do tipo de frete também pode exigir a substituição do bruto. Por isso, é necessário avaliar se o veículo é capaz de desempenhar determinados serviços ou se é indicado trocar de caminhão para atender às características da carga, seu peso ou volume.

COMO TROCAR DE CAMINHÃO

O primeiro passo é fazer o planejamento do seu negócio. Afinal, a troca do caminhão por um modelo mais novo é uma decisão importante e deve ser pensada de forma objetiva, considerando aspectos práticos para o dia a dia da sua empresa.

Caso seja o momento de trocar de caminhão, o consórcio é uma excelente opção, pois permite dividir o valor da compra, não possui taxa de adesão e nem juros e oferece linhas de crédito que se encaixam no seu bolso.

Para saber mais e participar do consórcio Iveco, clique aqui.

Ficou interessado? Entre em contato com nossa equipe pelo Whatsapp e faça uma simulação.

Outros Artigos

Fale com um de nossos consultores ou nos envie uma mensagem:

    Precisando
    de ajuda?

    Seja para comprar um veículo, peças, ou mesmo agendar algum serviço, nossa equipe estará sempre pronta para atende-lo(a)!

    Agende o serviço para o seu veículo pesado Iveco

    Agende o serviço e garanta mais disponibilidade do seu veículo.

    Agendar Serviço