Covezi Caminhões Iveco

Blog

Planos de Manutenção Iveco: como escolher o modelo ideal para o  seu caminhão

Condução segura na chuva: 6 dicas para pegar a estrada com tranquilidade

A condução segura na chuva é fundamental para minimizar os efeitos dos fenômenos naturais e depende de práticas simples.

Dirigir na chuva nunca é a melhor opção. No entanto, quando você precisa cumprir um prazo ou já está na estrada, nem sempre é possível parar e aguardar o tempo melhorar. Por isso, é importante adotar algumas atitudes básicas para garantir a condução segura na chuva e evitar acidentes.

Pensando nisso, listamos algumas dicas que vão ajudar você a encarar as entradas com mais tranquilidade nos períodos de chuva. Confira!

CUIDADOS COM A MANUTENÇÃO DO SEU BRUTO

Dirigir no período de chuvas pode deixar até motoristas mais experientes preocupados e inseguros. Afinal, a água que fica no asfalto se junta com sujeira, resíduos de óleo e pó de borracha, formando uma espécie de lodo muito escorregadio. Isso reduz a aderência do pneu ao asfalto e aumenta a chance de derrapagem.

Para evitar que isso ocorra, é importante verificar:

● Pneus;
● Nível de água dos reservatórios;
● Limpeza do para-brisa;
● Posição dos retrovisores.

Outros componentes que precisam de atenção no dia a dia você confere neste texto.

DICAS PARA CONDUÇÃO SEGURA NA CHUVA

Reduza a velocidade

O asfalto molhado diminui a aderência do pneu à superfície, aumentando a chance de aquaplanagem. Para evitar riscos, é muito importante respeitar o limite de velocidade e dirigir com mais cuidado e atenção.

Mantenha os faróis ligados

A visibilidade tende a diminuir durante a chuva. Por isso, a dica é acender os faróis mesmo durante o dia e mantê-los baixos para não prejudicar os outros motoristas.

Além disso, para a condução segura na chuva é recomendado ligar os faróis de neblina ou de milha durante a noite.

Mantenha distância dos outros veículos

No período de chuva, é adequado aumentar a distância da traseira dos outros carros e caminhões. Dessa forma, você tem mais visibilidade e garante tempo hábil para frear rapidamente, caso seja necessário.

Fique atento à estrada e aos locais de parada

Procure pontos de apoio seguros e evite parar o caminhão em acostamentos ou margens da pista. Se não tiver outra opção, pare corretamente neste espaço, ligue o pisca-alerta para deixar seu caminhão visível e permaneça dentro do veículo.

Além disso, fuja de áreas em que a água esteja acima do centro da roda, pois isso pode fazer o motor apagar.

Evite ultrapassar outros veículos

Evite fazer ultrapassagens, especialmente na chuva. Caso seja realmente necessário, tenha certeza de realizar o procedimento de forma segura.

Faça o ar circular

Ligue o ar-condicionado ou o sistema de ventilação e, se o caminhão não tiver esses recursos, abra um pouco a janela para o ar circular dentro da cabine.

Outra dica importante para a condução segura na chuva é manter os vidros limpos e diminuir a temperatura interna do seu bruto caso o pára-brisa comece a embaçar.

DICA EXTRA: COMO EVITAR A AQUAPLANAGEM?

A aquaplanagem acontece quando os pneus perdem o contato com o asfalto, deixando a direção mais leve e, consequentemente, tornando mais difícil controlar o caminhão.

Esse fenômeno costuma acontecer quando há excesso de água na pista, velocidade alta e pneus gastos. No entanto, é possível evitar acidentes seguindo alguns procedimentos corretos:

● Segure o volante com firmeza e sem virar;
● Tire o pé do acelerador e diminua a velocidade lentamente;
● Defina um padrão seguro de velocidade para a situação.

CONCLUSÃO

Neste artigo você conferiu algumas dicas simples para dirigir com segurança na chuva e entendeu a importância de manter a revisão em dia para o seu bruto rodar com tranquilidade.

Agora é hora de escolher o plano de manutenção ideal para a sua realidade e garantir a qualidade das peças e serviços Covezi Iveco. Clique aqui e saiba o que cada modelo oferece para o seu bruto.

Ainda tem dúvidas sobre nossos produtos ou serviços? Entre em contato com nossa equipe pelo Whatsapp e faça sua pergunta.

Outros Artigos

Fale com um de nossos consultores ou nos envie uma mensagem:

    Precisando
    de ajuda?

    Seja para comprar um veículo, peças, ou mesmo agendar algum serviço, nossa equipe estará sempre pronta para atende-lo(a)!

    Agende o serviço para o seu veículo pesado Iveco

    Agende o serviço e garanta mais disponibilidade do seu veículo.

    Agendar Serviço