PROCONVE P8: tudo o que você precisa saber sobre o programa
O impacto ambiental provocado pelos gases liberados por veículos pesados tem se mostrado uma grande preocupação em todo o mundo. Diante disso, a preservação do meio ambiente e a sustentabilidade através da diminuição da emissão de poluentes tornaram-se metas fundamentais da Proconve P8.
Quer saber mais sobre o programa e entender como ele impactará no seu dia a dia? Continue a leitura e confira.
O QUE É O PROCONVE?
Proconve é o Programa de Controle de Poluição do Ar por Veículos Automotores criado pelo Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente), juntamente com o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis).
A missão deste programa é desenvolver legislações que reduzam gradativamente as emissões de poluentes pelos veículos, sejam leves ou pesados, por meio de fases capazes de acompanhar as tecnologias e o desenvolvimento do setor.
OBJETIVOS DO PROCONVE
- Reduzir os níveis de emissão de poluentes por veículos automotores visando o atendimento aos Padrões de Qualidade do Ar;
- Promover o desenvolvimento tecnológico da engenharia automobilística e dos métodos e equipamentos para medição da emissão de poluentes;
- Criar programas de inspeção e manutenção para veículos em uso;
- Conscientizar a população sobre a poluição do ar por veículos automotores;
- Melhorar as características técnicas dos combustíveis à disposição da frota nacional de veículos automotores, visando a redução de emissões poluidoras.
O INÍCIO DO PROCONVE P8
Em 1º de janeiro de 2022, tiveram início as fases Proconve L7 e Proconve P8. As duas etapas trazem legislações específicas sobre a emissões de poluentes e foram divididas da seguinte forma:
- L7: relativa a veículos considerados leves (PBT menor ou igual a 3.856 quilogramas)
- P8: diz respeito aos brutos (PBT maior que 3.856 quilogramas)
As normas são válidas para os motores movidos a diesel e foram definidas depois da realização de testes com os veículos adequados às especificações do padrão 5 (Euro 5).
O segundo momento do programa terá início em 2023 e determina que todas as vendas de veículos novos deverão estar adequadas às determinações da P8. No entanto, essa adequação poderá ser antecipada pelo dono do veículo.
Comprometida com essa legislação, a Covezi Iveco definiu que os seus modelos de PBT igual a 3.500 quilos também atenderão ao Proconve P8, auxiliando na redução da emissão de poluentes de forma mais ampla.
O QUE A PROCONVE P8 DETERMINA?
A Proconve P8 foi criada para adequar as diretrizes europeias determinadas no Euro 6 à realidade brasileira. Dessa forma, a norma define os padrões de durabilidade, sistemas de diagnóstico de bordo e testes de acordo com os novos limites máximos de emissão de poluentes, que devem ser conhecidos:
ÓXIDOS DE NITROGÊNIO (NOX)
Oxidantes que provocam irritação nos olhos e no sistema respiratório, além de contribuírem para o efeito estufa e o smog, uma névoa de poluição que dificulta a visibilidade.
MATERIAL PARTICULADO (MP)
Refere-se a fuligem, poeira, fumaça e qualquer material suspenso no ar gerado pelo motor a diesel, principalmente. Também contribuem para a formação do smog.
HIDROCARBONETOS NÃO QUEIMADOS (NMHC)
Compostos orgânicos que podem ser cancerígenos se estiverem em grande concentração, além de ajudarem a formar oxidantes e contribuírem para o aquecimento global.
MONÓXIDO DE CARBONO (CO)
Gás sem cor ou cheiro que provoca dor de cabeça e falta de ar quando está no sangue. Em altas concentrações também pode causar asfixia e até matar.
IMPORTÂNCIA DA PROCONVE P8
Como explicamos acima, a Proconve P8 vai definir limites de emissões mais rigorosos, além de adotar tecnologias mais eficientes para garantir o uso e o funcionamento adequados dos sistemas, como:
- Redução Catalítica Seletiva (SCR)
Foi desenvolvida para reduzir as emissões de óxidos de nitrogênio em veículos pesados, diminuindo o volume desse gás extremamente tóxico para atender à legislação de emanação de gás. - Recirculação de Gases da Exaustão (EGR)
Essa tecnologia colaborou com a redução de fumaças pretas emitidas por ônibus e caminhões, garantindo que apenas uma parte do gás seja lançado na atmosfera e permitindo que o veículo atinja os níveis de NOx exigidos. - Uso de diesel com teor reduzido de enxofre
O diesel S-10 tem 8% de biodiesel e teor de enxofre de 10 mg/kg. Ele se destaca pela capacidade de agir como solvente de impurezas e tem o objetivo de reduzir danos ao meio ambiente por meio da diminuição de partículas nocivas na atmosfera.
Essas normas serão fundamentais para ajudar a reduzir progressivamente as emissões de poluentes, além de determinar que as empresas de grandes veículos comprovem que estão dentro dos limites adequados à quilometragem ou ao tempo de uso.
- Veículos de passageiro com menos de 5 toneladas: 160 mil km ou 5 anos
- Veículos de carga entre 3,856 toneladas e 16 toneladas: 300 mil km ou 6 anos
- Veículos de passageiro entre 5 toneladas e 7,5 toneladas: 300 mil km ou 6 anos
- Veículos de carga com mais de 16 toneladas: 700 mil km ou 7 anos
- Veículos de passageiros acima de 7,5 toneladas: 700 mil km ou 7 anos
Dessa forma, será possível criar as condições ideais para aproximar a regulamentação dos veículos pesados do Brasil à da União Europeia e reduzir os impactos na qualidade do ar e na saúde.
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