Troca de óleo do caminhão: tudo o que você precisa saber para cuidar do seu bruto
Você sabe quando deve fazer a troca de óleo do caminhão? Qual a importância de seguir as datas de manutenção indicadas no Manual de Uso e Manutenção do Veículo? Neste artigo você encontra as principais respostas para essas e outras perguntas sobre o tema.
Continue lendo e entenda quais os cuidados básicos para manter a saúde do seu bruto.
IMPORTÂNCIA DA TROCA DE ÓLEO DO CAMINHÃO
O óleo tem a função de evitar o contato entre as partes metálicas do motor, além de reduzir o desgaste das peças. Por isso, seguir o prazo correto para a troca de óleo do caminhão é essencial para garantir o desempenho adequado do motor e também para prolongar sua vida útil.
Assim, é importante estar atento a alguns fatores que podem comprometer a viscosidade do lubrificante:
- O prazo de troca definido pelo fabricante
- Uso de óleo diesel de baixa qualidade, que tem elevados níveis de enxofre e, em contato com água, gera ácido sulfúrico que corrói partes importantes do motor.
COMO SABER A HORA DE TROCAR O ÓLEO?
A maneira de usar o seu bruto pode interferir no prazo de troca. Afinal, quanto mais o veículo é usado, mais o óleo pode oxidar devido ao contato com o calor do motor e do oxigênio. É por isso que a hora de fazer a troca de óleo do caminhão pode variar.
Para solucionar esse problema, os veículos IVECO possuem um sistema de gerenciamento eletrônico que identifica automaticamente o momento adequado para a substituição do óleo e do filtro do motor.
Funciona assim: na hora de fazer a troca do óleo do caminhão uma luz de advertência acende no painel para indicar que o óleo está degradado e precisa ser substituído com urgência. Após trocar o lubrificante, basta apagar a luz de advertência. No entanto, caso a luz de advertência seja apagada sem substituir o óleo, a lubrificação ficará comprometida e o motor poderá sofrer danos severos.
Se você tem um veículo das linhas das linhas Tector, Daily e Stralis, leia este texto e conheça os planos de manutenção para o seu bruto!
PROCEDIMENTO DE LIMPEZA DO SEU BRUTO
O sistema de regeneração é outro item importante para a saúde do óleo do caminhão. A regeneração espontânea é o processo de limpeza que ocorre sem aviso e sem intervenção do motorista, necessitando que haja apenas:
- Velocidade média constante;
- Maior tempo de funcionamento contínuo;
- Maior distância percorrida;
- Aquecimento normal do motor e sistema de escapamento.
Já a regeneração controlada ocorre de maneira forçada, quando o caminhão percorre trajetos curtos, com baixas velocidades médias ou com tempo de funcionamento contínuo inferior a 15 minutos entre a partida e o desligamento do veículo. Nesse caso, a limpeza necessita de:
- Aumento da temperatura do escapamento de forma controlada para promover a queima das partículas acumuladas no interior do Filtro de Partículas Diesel (DPF) e, consequentemente, acontecer a limpeza;
- Detecção do entupimento do DPF e realização do processo de aumento controlado da temperatura através de injeções adicionais de combustível na câmara de combustão;
Caso o bruto seja desligado nessa etapa, o processo de limpeza é interrompido e são necessárias novas tentativas. No entanto, se elas forem interrompidas novamente o resultado é o entupimento do filtro DPF e a diluição do óleo lubrificante, o que reduz o intervalo de troca do óleo do caminhão.
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