Você sabe a importância da manutenção preventiva no veículo?
Gastos desnecessários, atraso nos serviços e até mesmo acidentes de trânsito. Esses são apenas alguns dos inúmeros problemas que um caminhão em más condições pode trazer. E o mais indicado para evitar eventualidades é a manutenção preventiva do seu caminhão.
Quem busca manter a revisão do veículo sempre em dia sai ganhando até no bolso!
As paradas para verificar a saúde do motor, da suspensão, dos freios e dos pneus são mais do que necessárias para que tudo esteja no seu devido lugar, evitando surpresas pela estrada.
Um caminhão com defeito gera custos muito elevados em relação a manter os cuidados em dia. Os gastos são muitos: Contato, reboque, reparos, compra de novas peças, entre outros.
Além disso, dependendo da gravidade do problema você ainda corre o risco de ficar vários dias sem rodar, perdendo boas oportunidades de serviços.
Por estes motivos, preparamos este post para te ajudar a desviar de determinadas contrariedades com o seu caminhão.
Confira a seguir as principais razões para sempre realizar a manutenção preventiva:
· Reduz os riscos de acidentes
De acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto Scaringella Trânsito, a falta de manutenção preventiva é a causa de quase 30% dos acidentes no Brasil, tanto em áreas urbanas quanto rodoviárias.
· Melhora no desempenho da frota
Se um caminhão não recebe a manutenção adequada, ele está sujeito a interrupções e problemas que podem comprometer o prazo de entrega. Com isso, a confiança dos clientes em seu serviço pode diminuir.
· Evita despesas maiores no futuro
Segundo o Instituto da Qualidade Automotiva (IQA) fazer a manutenção preventiva é 40% mais barato do que levar o veículo para a oficina apenas quando um problema é detectado.
· Obedece a legislação
Se um motorista for pego com um caminhão que apresente alguma irregularidade, ou mesmo parado na via após uma pane mecânica ou elétrica, ele vai receber 5 pontos na carteira e deve pagar uma multa de R$ 195,23.