Covezi Caminhões Iveco

Blog

Festival de peças Iveco: condições especiais em peças para caminhão

É fundamental estar atento ao seu veículo para garantir que ele mantenha o bom desempenho e não seja necessário fazer paradas inesperadas para manutenção. Para isso, é necessário conhecer os componentes e saber escolher as melhores peças para caminhão.

Pensando nisso, elaboramos esse guia completo com informações sobre os principais itens do seu bruto, quais precisam de mais atenção e quando a troca deve ser feita.

Ficou interessado? Então continue a leitura!

COMO ESCOLHER AS PEÇAS PARA CAMINHÃO?

As peças automotivas são produzidas com o objetivo de oferecer segurança e maior custo-benefício ao motorista. Afinal, a qualidade do veículo e a vida útil dos componentes são aspectos fundamentais para quem vive nas estradas.

Por isso, ao escolher as peças para caminhão é preciso prestar atenção a alguns detalhes e substituir os itens sempre que necessário. Ainda tem dúvidas? Confira nossas dicas a seguir.

1 – Use apenas peças de qualidade

As peças originais ou de reposição são produzidas por marcas conhecidas, confiáveis e com credibilidade no mercado. Como resultado, elas possuem maior vida útil e promovem segurança e economia, pois evita voltar mais vezes ao mecânico.

2 – Faça as manutenções preventivas

A Covezi Iveco sempre reforça a importância dessa medida, pois ela garante a segurança do caminhoneiro e dos demais ocupantes da via, além de reduzir os custos com peças para caminhão.

Para manter os cuidados em dia, a dica é contratar o Plano de Manutenção ideal para o seu negócio. Confira nossos modelos neste texto e saiba como escolher.

3 – Considere o seu dia a dia

Quando estiver fazendo o planejamento de manutenção preventiva do caminhão, é essencial avaliar algumas possibilidades:

  • Faz viagens de longa distância, passando dias fora?
  • Seus fretes são mais curtos?
  • As estradas por onde passa são conservadas?
  • Trafega por trechos que danificam mais as peças do caminhão?
  • Qual carga costuma transportar?

Essas informações ajudam a definir quais as peças ideais para o bruto e qual o prazo ideal para a revisão e troca dos componentes, considerando também o que está no manual do fabricante.

PRINCIPAIS PEÇAS PARA SUBSTITUIÇÃO

Confira a seguir quais peças para caminhão sofrem mais desgaste e exigem revisões em prazos mais curtos.

● Sistema de frenagem

O excesso de peso do caminhão e da carga pode provocar casos de superaquecimento, que provocam falhas e podem levar a acidentes graves. Isso ocorre, principalmente, quando há o desgaste e rompimento das lonas ou dos tambores devido ao atrito gerado pelos freios ou quando a alta pressão ou obstáculos na pista se chocam com o sistema hidráulico.

A dica é seguir o prazo para a revisão e fazer a substituição dos componentes do sistema de frenagem quando necessário.

● Luzes e faróis

As luzes são essenciais, especialmente ao dirigir à noite ou durante tempestades, pois contribuem para a segurança de todos na estrada. Com a trepidação do veículo nas vias, é importante ficar sempre de olho no funcionamento desses componentes e verificar se o problema está na bateria, na bobina ou nos cabos.

Além de garantir mais tranquilidade, esse cuidado é importante porque circular no caminhão com falhas nos faróis e nas luzes de sinalização pode render multas.

● Sistema de suspensão

Carga pesada e rodovias esburacadas, com trechos irregulares e muitas serras, podem provocar tanto desgaste na suspensão quanto na frenagem.

Para evitar que isso ocorra, a dica é seguir as orientações do manual e fazer as revisões periódicas.

● Pneus

O pneu é outro item diretamente relacionado com a segurança na estrada. Por isso, é importante ficar atento a alguns problemas, como:

a. falta de calibragem adequada à carga;
b. excesso de peso;
c. impactos ou buracos na pista;
d. velocidade muito alta, principalmente, nas curvas etc.

Além disso, é preciso observar o desgaste natural do componente e respeitar seu prazo de validade, evitando o risco deles estourarem ou furarem.

QUANDO FAZER A TROCA DAS PEÇAS PARA CAMINHÃO?

Como vimos até aqui, a substituição das peças para caminhão é necessária e nem sempre depende apenas das recomendações do manual do fabricante, afinal, o tipo de uso do motorista e as estradas por onde trafega influenciam no desgaste e, consequentemente, na duração dos itens.

Diante disso, é preciso observar os sinais de que é hora de fazer a manutenção e adotar as revisões preventivas periódicas.

FESTIVAL DE PEÇAS IVECO

Para ajudar você a comprar as peças para o seu bruto com os melhores preços e condições, a Covezi Iveco preparou mais uma edição do Festival de Peças com mais de 100 itens com descontos imperdíveis!

Entre nessa corrida de ofertas para garantir uma alta performance para o seu caminhão. Fale com nossa equipe pelo Whatsapp e confira preços campeões nas peças para caminhão.

Para não perder nenhuma novidade, acompanhe nosso blog e fique de olho no Instagram da Covezi Iveco.

Outros Artigos

Fale com um de nossos consultores ou nos envie uma mensagem:

    Precisando
    de ajuda?

    Seja para comprar um veículo, peças, ou mesmo agendar algum serviço, nossa equipe estará sempre pronta para atende-lo(a)!

    Agende o serviço para o seu veículo pesado Iveco

    Agende o serviço e garanta mais disponibilidade do seu veículo.

    Agendar Serviço